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Symposium — animismo e arte cinemática expandida

O Symposium é um evento que se insere no âmbito do SPECTRAL, projeto desenvolvido em Portugal pela Cooperativa Laia e que coloca o espaço do Laboratório da Torre em diálogo com outros laboratórios de cinema analógico europeus geridos por artistas. Neste contexto, convidaram-se as investigadoras e programadoras Teresa Castro e May Adadol Ingawanij para apresentarem as suas investigações em torno do conceito de animismo, nas suas relações (e possíveis divergências) com as práticas do cinema experimental e da arte cinemática expandida. Ambas as conversas serão acompanhadas de um programa de filmes pensado por cada uma das convidadas.

Symposium is part of SPECTRAL, a project developed in Portugal by Laia co-op that puts  Laboratório da Torre in dialogue with other  analogue film labs run by artists in Europe. In this context, researchers and programme-makers Teresa Castro and May Adadol Ingawanij have been invited to present their research on the concept of animism and its relationships (and possible divergences) with the practices of experimental cinema and expanded cinematic arts. Both talks will be accompanied by a programme of films curated by each of the guests.



21/05 | 17:00 | Batalha Centro de Cinema — Bar
Apresentação das investigações de May Adadol Ingawanij e Teresa Castro
Entrada livre


21/05 | 19:15 | Batalha Centro de Cinema — Sala 2
Sessão de cinema + Conversa com Teresa Castro
Entrada gratuita, com levantamento de bilhete


21/05 | 21:15 | Batalha Centro de Cinema — Sala 2
Sessão de cinema + Conversa com May Adadol Ingawanij
Entrada gratuita, com levantamento de bilhete



Symposium — animism and expanded cinematic arts 


21/05 | 17:00 | Batalha Film Center — Bar
Research presentations by May Adadol Ingawanij and Teresa Castro
Free entrance


21/05 | 19:15 | Batalha Centro de Cinema — Sala 2
Film screening + Talk with Teresa Castro
Free entrance upon ticket pick-up


21/05 | 21:15 | Batalha Centro de Cinema — Sala 2
Film screening + Talk with May Adadol Ingawanij
Free entrance upon ticket pick-up










“O cinema animista como arte da atenção”
Apresentação e sessão de filmes programada por Teresa Castro

Dum ponto de vista histórico, a expressão “cinema animista” evoca um conjunto de debates sobre as forças latentes ou manifestas das imagens cinematográficas, decorridos nos anos 1920-1950. Mas o que pode significar hoje o cinema animista? Apesar dos contributos incontornáveis da antropologia contemporânea para uma compreensão renovada do animismo, o cinema animista é aqui pensado em relação com a crise ecológica que atravessamos e a partir das propostas da filósofa e militante ecofeminista australiana Val Plumwood. Nos seus escritos, Plumwood defende um animismo filosófico que valoriza a matéria e nela reconhece formas de intencionalidade e de criatividade. Neste âmbito, algumas práticas características do cinema experimental são particularmente interessantes, sugerindo a ideia dum cinema animista como uma sensibilidade. Ou seja, como uma ética da atenção e do cuidado.


“Animist cinema as the art of attention”
Presentation and film screening programmed by Teresa Castro

From a historical point of view, the expression ‘animist cinema’ evokes a series of debates on the latent or manifest forces of cinematographic images that took place in the 1920s-1950s. But what can animist cinema mean today? Despite the unavoidable contributions of contemporary anthropology to a renewed understanding of animism, animist cinema is considered here in relation to the ecological crisis we are going through and based on the proposals of Australian philosopher and eco-feminist activist Val Plumwood. In her writings, Plumwood advocates a philosophical animism that values matter and recognises in it forms of intentionality and creativity. In this context, some practices characteristic of experimental cinema are particularly interesting, suggesting the idea of animist cinema as a sensibility. In other words, as an ethic of attention and care.


Programa da sessão 19h15 // Screening programme 19h15


Charlotte Pryce, “Pwdre ser the rot of stars”, 16 mm, cor, sonoro, 2019, 6’35 min.

John N. Campbell, “Li: the Patterns of Nature”, 16 mm, cor, sonoro, 2007, 9’07 min.

Elke Marhöfer, “Becoming Extinct: Wild Grass”, 16mm, cor, sonoro, 2017, 23 min.

Rita Morais, “Há ouro em todo o lado”, 16 mm, cor, sonoro, 2023, 12’30 min.




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“Animistic Apparatus”
Apresentação e sessão de filmes programada por  May Adadol Ingawanij

A conversa baseia-se na experiência da oradora no desenvolvimento de um projeto de investigação curatorial experimental com diversos colaboradores. “Animistic Apparatus” (2018 - ) concebe um método curatorial para explorar ecologias de relações que entrelaçam práticas cinematográficas e cosmológicas com múltiplos seres agenciais em mundos de poderes e potências assimétricos. O desenvolvimento do projeto implicou, em parte, a re-situação da questão fundamental da teoria do cinema: o que é o cinema? O projeto reaprende a curadoria de imagens em movimento inspirando-se numa genealogia cinematográfica e cosmológica animista da cultura cinematográfica na Tailândia: a prática da projeção de filmes ao ar livre como esforço ritualístico em ecologias espirituais de pessoas em circunstâncias precárias para criar tempo, perspectivas futuras e relações com poderes opacos.


“Animistic Apparatus”
Presentation and film screening programmed by May Adadol Ingawanij

My talk draws on my experience of developing an experimental curatorial research project with wide-ranging collaborators. Animistic Apparatus (2018 - ) devises a curatorial method to explore ecologies of relations intertwining cinematic and cosmological practices with multiple agential beings in worlds of asymmetric powers and potency. The project’s unfolding partly entailed re-situating film theory’s foundational question: what is cinema? It relearns moving image curation by drawing inspiration from an animistic cinematic and cosmological genealogy of film culture in Thailand: the practice of outdoor film projection as ritualistic efforts in spirit ecologies of people in precarious circumstances to make time, future prospect, and relations with opaque powers.



Programa da sessão 21h15 // Screening programme 21h15


Migrant Ecologies Projects, “{if your bait can sing the wild one will come} Like Shadows Through Leaves” , 2021, 28mins

Sasithorn Ariyavicha, “Birth of the Seanéma”, 2004, 70mins




*IMG.Pwdre ser the rot of stars, Charlotte Pryce









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